domingo, 13 de março de 2011


DIÁRIO DO CORREDOR
QUINTA CULTURAL DO DIA 24 FEVEREIRO 2011
HOMENAGEM AO POETA PARENSE ALONSO ROCHA

Na quinta-feira dia 24 de fevereiro ocorreu no ESPAÇO CULTURAL CORREDOR DA AMAZÔNIA uma noite de homenagens ao poeta paraense Alonso Rocha, falecido dias antes da programação e que deixou muitas saudades, mas também vasta produção literária.
 O evento cultural iniciou-se com contos de lendas urbanas do livro “El Contrasueño” do escritor colombiano Carlos Sánchez Ocampo, onde o escritor narra as histórias reais de vida de personagens marginalizados, tais como, prostitutas, mendigos, drogados e meninos de rua de Medellín, Colômbia.
Após a narração, Carlos Sánchez travou com o público um breve diálogo sobre sua pesquisa interagindo e compartilhando experiências, por vezes tão comuns a todos na América Latina.    
Belém do Pará perdeu o seu poeta maior Alonso Rocha, o príncipe dos poetas paraenses. O CORREDOR DA AMAZÔNIA não poderia ficar de fora e fez uma homenagem póstuma à altura de sua grandiosa obra, seu pupilo Marcos Smith musicou três grandes obras de Alonso Rocha, os poemas foram: “O Espelho”, “Breve Tempo” e “Nas Mãos a Rosa”. Marcos Smith cantou e tocou violão, acompanhado pelo contrabaixo tocado por KROM e Felipe Puxirum na percussão.
O evento contou ainda com a performance da atriz Joseane Nascimento,  Felipe Muiraquitã nos registros filmográficos e direção artística do mineiro Queixinho..
A homenagem iniciou-se com a performance da atriz na canção “O Espelho”, que despertou no público entusiasmo e emoção. Na segunda canção “Breve Tempo”, enquanto Smith cantava o poema de Alonso Rocha, o ator mineiro Queixinho fazia a performance de um poeta que escrevia seus poemas buscando perfeição, conflitando filosoficamente sua relação entre a vida e a morte. O ator interagiu com o público distribuindo poemas, depois partindo para o horizonte sem se despedir.
E na última canção “Nas Mãos a Rosa”, Smith fez a singela homenagem a Alonso Rocha, cantando a canção acompanhado de seu violão e da percussão de Felipe Puxirum. 
O evento contou com a presença de um público bastante diversificado, incluindo europeus, latino-americanos, poetas e escritores, artistas diversos e outros convidados, que na ocasião puderam desfrutar no espaço, além da programação cultural, de Drink’s e Chapats de ervas, entre outros produtos da nossa gastronomia e da nossa Boutique e da Rádio Cipó CORREDOR DA CAMPINA.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário